Dissociação, crença e criatividade: uma introdução ao pensamento de Théodore Flournoy

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Dissociação, crença e criatividade: uma introdução ao pensamento de Théodore Flournoy
Resumo
O presente artigo aborda um pouco da história e das principais contribuições do psicólogo suíço Théodore Flournoy (1854-1920), notadamente, seus trabalhos acerca da dissociação, da crença religiosa, da fantasia e da criatividade. Flournoy tem sido um autor negligenciado na história da psicologia e é pouco conhecido no Brasil. Flournoy dedicou-se ao estudo de temas considerados controvertidos, como a mediunidade e outras experiências alegadamente paranormais. Sua abordagem, no entanto, foi estritamente psicológica e suas contribuições sobre a função dos sonhos e da imaginação constituíram uma teoria alternativa à de Freud, no início do século XX, que enfatizava os aspectos mais criativos e construtivos do inconsciente, tendo antecedido hipóteses desenvolvidas mais tarde por Carl Gustav Jung (1875-1961). O artigo aborda alguns dos possíveis fatores históricos envolvidos na omissão ao trabalho de Flournoy, bem com seu papel nas controvérsias em torno da consideração dos fenômenos parapsicológicos como objetos da psicologia científica na transição do século XIX para o XX.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
30
Páginas
12-37
Data
01-04-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Dissociação, crença e criatividade
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Maraldi, E. de O., Alvarado, C., Zangari, W., & Machado, F. R. (2016). Dissociação, crença e criatividade: uma introdução ao pensamento de Théodore Flournoy. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 30, 12–37. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6488/4071
Citation 'abnt'
MARALDI, E. DE O. et al. Dissociação, crença e criatividade: uma introdução ao pensamento de Théodore Flournoy. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 30, p. 12–37, 4 jan. 2016.