São Miguel, as Almas do Purgatório e as balanças: iconografia e veneração na época moderna
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Campos, Adalgisa Arantes (Autor)
Título
São Miguel, as Almas do Purgatório e as balanças: iconografia e veneração na época moderna
Resumo
O estudo parte de fontes apócrifas, canônicas, visuais e devocionais a respeito da trajetória histórica da iconografia e do culto ao Arcanjo Miguel e às Almas do Purgatório. Retoma a contribuição bibliográfica de Flávio Gonçalves, Emile Mâle, Michel e Gaby Vovelle, dentre outros estudiosos. Particular ênfase é dada ao barroco luso-brasileiro, especialmente ao acervo produzido pelas irmandades leigas nas Minas Gerais. A representação do Arcanjo evolui de formas integradas ao Juízo Final até a sua individualização em soldado vistoso e delicado no Barroco e Rococó, assumindo, então, forma de escultura autônoma nos altares. O culto às almas atinge o espaço público através da portada em pedra sabão na Capela de São Miguel e Almas de Ouro Preto. Finalmente, o estudo enfoca a racionalização em curso no oitocentos, que levaria a simplificação escatológica dessa invocação.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
7
Páginas
102-127
Data
01-10-2004
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
São Miguel, as Almas do Purgatório e as balanças
Data de acesso
22/09/2023 00:38
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Campos, A. A. (2004). São Miguel, as Almas do Purgatório e as balanças: iconografia e veneração na época moderna. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 7, 102–127. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6777/4350
Citation 'abnt'
CAMPOS, A. A. São Miguel, as Almas do Purgatório e as balanças: iconografia e veneração na época moderna. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 7, p. 102–127, 10 jan. 2004.
Ligação para este recurso