Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil: um recorte histórico (1920-1930)
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Júnior, César Rota (Autor)
- Cirino, Sérgio Dias (Autor)
- Gutierrez, Laurent (Autor)
Título
Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil: um recorte histórico (1920-1930)
Resumo
A educação escolar se estabeleceu como uma importante porta de entrada da psicologia científica no Brasil. Marcada pelo intuito de atribuir caráter científico ao processo ensino-aprendizagem, os testes de inteligência ocuparam um lugar central neste processo. Nosso objetivo foi analisar o processo de recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil, a partir da experiência da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Desta forma, analisamos as alterações/adaptações a que foram submetidos os testes estrangeiros quando do início de sua utilização nas escolas mineiras, tomando como referência dois testes: o Teste de Dearborn e o Teste de Vocabulário e Inteligência do Dr. Simon. Produzidos, respectivamente, nos Estados Unidos e na França, foram adaptados às necessidades locais de utilização dos instrumentos. Buscamos mostrar como o contexto político-social local influenciou nas alterações de formato e modos de aplicação dos testes. Pudemos concluir que não se tratou, portanto, de um processo de mera tradução e adaptação às crianças da cidade e do estado. Foi possível demonstrar que o trabalho de apropriação dos dois testes analisados influenciou a elaboração de novos instrumentos que atendessem as necessidades locais.
Título da publicação
Revista de Psicología
Volume
27
Edição
1
Páginas
1-15
Data
2018-09-24
Idioma
Português
ISSN
0719-0581
Título curto
Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil
Data de acesso
26/08/2024 18:15
Catálogo de biblioteca
revistapsicologia.uchile.cl
Direitos
Derechos de autor 2018
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Júnior, C. R., Cirino, S. D., & Gutierrez, L. (2018). Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil: um recorte histórico (1920-1930). Revista de Psicología, 27(1), 1–15. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2018.50748
Citation 'abnt'
JÚNIOR, C. R.; CIRINO, S. D.; GUTIERREZ, L. Recepção/circulação dos testes de inteligência no Brasil: um recorte histórico (1920-1930). Revista de Psicología, v. 27, n. 1, p. 1–15, 24 set. 2018.
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