Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930)
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Kuhlmann Júnior, Moysés (Autor)
Título
Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930)
Resumo
O artigo investiga o interesse pelo estudo social e histórico da meninice nos textos escritos por Gilberto Freyre, durante seus anos de formação. Indica-se a apropriação da New History, que articulava história antropologia e cultura, assim como do Child Study, na psicologia, oriunda dos seus estudos na Universidade de Colúmbia. Analisam-se as suas considerações sobre uma sociologia do brinquedo e a história da meninice, e sobre a criança e a vida social no Brasil. Considera-se que, ao lado do olhar atento para temáticas desprezadas nos estudos da sociedade, o posicionamento do autor marcava-se por uma apropriação acrítica e seletiva das fontes, pelo conservadorismo e pela naturalização das relações raciais e sociais.
Título da publicação
Revista Brasileira de História da Educação
Volume
23
Páginas
1-27
Data
2023-07-03
Abreviatura do periódico
Rev. Bras. Hist. Educ.
Idioma
Português
ISSN
1519-5902, 2238-0094
Data de acesso
30/10/2024 00:22
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Sociedade Brasileira de História da Educação
Citation 'apa'
Kuhlmann Júnior, M. (2023). Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930). Revista Brasileira de História da Educação, 23, 1–27. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e265
Citation 'abnt'
KUHLMANN JÚNIOR, M. Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930). Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, p. 1–27, 3 jul. 2023.
Ligação para este recurso