A importância do ensino de libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Souza, Ayra Audry de Lima (Autor)
- Sotero, Gabriel Campelo (Autor)
Título
A importância do ensino de libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez
Resumo
O artigo objetiva problematizar e levantar uma discussão frente à negligência e desafios que podem ser encontrados ao não se concretizar um ensino efetivo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação e ensino em psicologia. Ressalta-se que os possíveis obstáculos encontrados durante o atendimento ou intervenção com pessoas surdas realizados por profissionais em psicologia não capacitados a uma comunicação compreensível com essa população pode não apenas tornar o processo de escuta frustrante e incômodo para ambas as partes, como também pode refletir diretamente nos processos subjetivos e ter repercussões na saúde mental da pessoa que convive com a surdez. A efetivação da Libras na formação do psicólogo se mostra não apenas como uma prática inclusiva, mas também é potencializadora e de extrema importância para viabilizar e promover de forma concreta uma atenção psicológica e cuidado em saúde mental adequado para com as pessoas que convivem com a surdez.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
19
Edição
1
Páginas
207-220
Data
25-05-2023
Abreviatura do periódico
Mnemosine
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
A importância do ensino de Libras na formação em psicologia
Data de acesso
29/09/2023 12:00
Catálogo de biblioteca
DOI.org (Crossref)
Citation 'apa'
Souza, A. A. de L., & Sotero, G. C. (2023). A importância do ensino de libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez. Mnemosine, 19(1), 207–220. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76220
Citation 'abnt'
SOUZA, A. A. DE L.; SOTERO, G. C. A importância do ensino de libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez. Mnemosine, v. 19, n. 1, p. 207–220, 25 maio 2023.
Ligação para este recurso