Apontamentos para pensar a formação de professores e o currículo na medicalização
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Santos, Daniele Vasco (Autor)
- Lemos, Flávia Cristina Silveira (Autor)
- Gomes, Geise do Socorro Lima (Autor)
Título
Apontamentos para pensar a formação de professores e o currículo na medicalização
Resumo
O artigo visa analisar algumas práticas de medicalização da infância e da educação na formação de professores, em especial pelo currículo como uma ordem do discurso, que veicula saber e poder, fabricando sujeitos e subsidiando um mercado neoliberal, baseado na escola como empresa. O biopoder, conceito forjado por Michel Foucault, é importante para a presente análise teórica, em formato de ensaio, das práticas disciplinares e biopolíticas presentes na formação dos professores de crianças, encaminhadas para a realização dos diagnósticos recorrentemente, no Brasil, como um acontecimento analisador da oferta massiva dos saberes biomédicos aos educadores como fosse uma solução mágica para todas as dificuldades da escola e da família no presente.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
13
Edição
1
Páginas
25-39
Data
13-10-2017
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:48
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Santos, D. V., Lemos, F. C. S., & Gomes, G. do S. L. (2017). Apontamentos para pensar a formação de professores e o currículo na medicalização. Mnemosine, 13(1), 25–39. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41710/pdf_344
Citation 'abnt'
SANTOS, D. V.; LEMOS, F. C. S.; GOMES, G. DO S. L. Apontamentos para pensar a formação de professores e o currículo na medicalização. Mnemosine, v. 13, n. 1, p. 25–39, 13 out. 2017.
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