A recepção da instrução programada como abordagem da análise do comportamento no Brasil nos anos 1960 e 1970
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Souza Jr, Eustáquio José de (Autor)
- Miranda, Rodrigo Lopes (Autor)
- Cirino, Sergio Dias (Autor)
Título
A recepção da instrução programada como abordagem da análise do comportamento no Brasil nos anos 1960 e 1970
Resumo
O artigo apresenta a recepção e circulação da instrução programada na Universidade Federal de Minas Gerais, como exemplo da apropriação da análise do comportamento no Brasil, e ilustra parte de tal apropriação nos anos 1960-1970, no contexto de reforma da educação superior e da influência sociointelectual estadunidense. Os resultados indicam que o recurso da instrução programada, para tornar-se autóctone, preconizou o protagonismo do aluno e sua autonomia do professor. As fontes indicam embates decorrentes de concepções preestabelecidas sobre o processo de ensino-aprendizagem e a influência estadunidense como elementos centrais para compreender a recepção e a circulação da instrução programada no Brasil.
Título da publicação
História, Ciências, Saúde-Manguinhos
Volume
25
Edição
2
Páginas
449-467
Data
2018
Abreviatura do periódico
Hist. cienc. saude-Manguinhos
Idioma
Português
ISSN
0104-5970, 1678-4758
Data de acesso
29/09/2023 11:54
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
Citation 'apa'
Souza Jr, E. J. de, Miranda, R. L., & Cirino, S. D. (2018). A recepção da instrução programada como abordagem da análise do comportamento no Brasil nos anos 1960 e 1970. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 25(2), 449–467. https://doi.org/10.1590/S0104-59702018000200009
Citation 'abnt'
SOUZA JR, E. J. DE; MIRANDA, R. L.; CIRINO, S. D. A recepção da instrução programada como abordagem da análise do comportamento no Brasil nos anos 1960 e 1970. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 25, n. 2, p. 449–467, 2018.
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