Modos de vida da população em situação de rua: a produção acadêmica no Espírito Santo
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Pinheiro, Diego Arthur Lime (Autor)
- Heckert, Ana Lúcia Coelho (Autor)
- Silva, Lucas Xavier (Autor)
- Lopes, Lucas de Souza (Autor)
Título
Modos de vida da população em situação de rua: a produção acadêmica no Espírito Santo
Resumo
Este artigo se propõe a estudar como os modos de vida da população em situação de rua têm sido abordados no âmbito das produções acadêmicas. Neste trabalho, focalizamos o mapeamento da produção de dissertações e teses defendidas no Brasil no período de 2010 a 2016, destacando a produção acadêmica realizada no Estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada para produzir os dados foi o Estado do Conhecimento, usando como procedimento a pesquisa bibliográfica. A partir do material levantado, efetuamos uma análise do modo como a população de rua configura campos problemáticos nessas produções. O resultado apontou a reduzida produção de conhecimento acadêmico acerca dos modos de vida deste grupo populacional, o que tem interferido negativamente na elaboração de políticas públicas e na formação de profissionais que atuam com este segmento populacional. Espera-se fornecer subsídios para ampliação da produção de conhecimentos e das redes de garantia de direitos no Espírito Santo.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
17
Edição
2
Páginas
284-305
Data
17-09-2021
Abreviatura do periódico
Mnemosine
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Modos de Vida da População em Situação de Rua
Data de acesso
02/10/2023 12:56
Catálogo de biblioteca
DOI.org (Crossref)
Citation 'apa'
Pinheiro, D. A. L., Heckert, A. L. C., Silva, L. X., & Lopes, L. de S. (2021). Modos de vida da população em situação de rua: a produção acadêmica no Espírito Santo. Mnemosine, 17(2), 284–305. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.62181
Citation 'abnt'
PINHEIRO, D. A. L. et al. Modos de vida da população em situação de rua: a produção acadêmica no Espírito Santo. Mnemosine, v. 17, n. 2, p. 284–305, 17 set. 2021.
Ligação para este recurso