A histeria nas revisões do caso Emmy Von N: contribuições para a história da psicanálise
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Brida, Glaucia Valéria Pinheiro de (Autor)
- Neto, Gustavo Adolfo Ramos Mello (Autor)
Título
A histeria nas revisões do caso Emmy Von N: contribuições para a história da psicanálise
Resumo
O objetivo deste artigo é, ), por meio de um estudo teórico-conceitual, examinar textos de revisão indexados pela American Psychology Association (APA) do caso Emmy von N., de Freud, publicado em 1895. Essas revisões tratam de escritos psicanalíticos que reanalisam o caso, atribuindo novo diagnóstico e novas dinâmicas. O caso Emmy presencia o nascimento da psicanálise e é um de seus “parteiros”. Sua análise e seu diagnóstico testemunham o momento da psicanálise em que se produziu. No entanto, muitos anos se passaram e a histeria foi ganhando outros significados em psicanálise, assim como a própria psicanálise foi se modificando desde então. Um pouco dessas modificações podem ser observadas através das revisões de casos célebres. Foram encontrados e examinados artigos publicados entre as décadas de 1950 e 1980, voltados à revisão do diagnóstico de Emmy, e artigos publicados entre as décadas de 1990 e 2000, que salientam o valor histórico do caso para o método, teoria e clínica psicanalítica na atualidade. Assim como o caso Emmy testemunha o nascimento da Psicanálise, cada retorno ao caso testemunha um momento da Psicanálise, enquanto um campo de saber em construção, hoje e em 1891.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
28
Páginas
36-54
Data
24-04-2015
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A histeria nas revisões do caso Emmy Von N
Data de acesso
09/06/2024 16:05
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Brida, G. V. P. de, & Neto, G. A. R. M. (2015). A histeria nas revisões do caso Emmy Von N: contribuições para a história da psicanálise. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 28, 36–54. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6456/4043
Citation 'abnt'
BRIDA, G. V. P. DE; NETO, G. A. R. M. A histeria nas revisões do caso Emmy Von N: contribuições para a história da psicanálise. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 28, p. 36–54, 24 abr. 2015.
Ligação para este recurso