O lugar da psicofísica de Gustav Fechner na história da psicologia

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
O lugar da psicofísica de Gustav Fechner na história da psicologia
Resumo
O objetivo deste texto é mostrar a importância do trabalho de Gustav Fechner à luz da problemática do sujeito do conhecimento introduzida pela filosofia moderna. Questão do conhecimento iniciada em Descartes, buscando no Sujeito o ponto de partida de toda verdade demonstrável, e que gerará como contraparte o estudo dos riscos das ilusões a serem produzidas neste Sujeito. Esta tarefa caberá a psicologia, que desde o século XVIII tentará se estabelecer como parceira desta tarefa gnosiológica. Tarefa que será condenada pelos próprios filósofos como Imannuel Kant, decretando a a-cientificidade deste saber. Aqui será vista a importância do trabalho de Fechner: como através de seu trabalho empírico e de sua famosa equação, ele dará subsídio para uma psicologia verdadeiramente científica a ser constituída no final do século XIX.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
5
Páginas
86-93
Data
01-10-2003
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
22/09/2023 00:35
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Ferreira, A. A. L. (2003). O lugar da psicofísica de Gustav Fechner na história da psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 5, 86–93. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6800/4372
Citation 'abnt'
FERREIRA, A. A. L. O lugar da psicofísica de Gustav Fechner na história da psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 5, p. 86–93, 10 jan. 2003.