Educação infantil: direito, controle e práticas libertárias
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Scheinvar, Estela (Autor)
- D’Almeida, Késia (Autor)
Título
Educação infantil: direito, controle e práticas libertárias
Resumo
A ampliação para a educação infantil da máxima “criança tem que estar na escola!” é efeito da luta pelo direito à educação. A partir da experiência cotidiana e de pesquisas problematizamos a intervenção do discurso legal para crianças de zero a cinco anos, a demanda por sua institucionalização e a padronização de procedimentos em nome do direito universal. Tendo como referência conceitos propostos por Foucault, discutimos os enquadramentos próprios às práticas normalizadoras, dando ênfase às tensões presentes nas múltiplas formas de exercício de poder na escola. Propomos pensar a educação infantil como uma construção e não como uma adequação, como espaço demudanças, insurreições, desnaturalizando concepções afirmadas como verdades inquestionáveis. A obrigatoriedade a esta etapa da educação escolar é um convite para deslocar-se do instituído, afirmando um olhar sensível para o entorno e os devires, como condição para uma política educacional libertária.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
8
Edição
2
Páginas
203-224
Data
17-12-2012
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Educação infantil
Data de acesso
30/05/2024 19:40
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Scheinvar, E., & D’Almeida, K. (2012). Educação infantil: direito, controle e práticas libertárias. Mnemosine, 8(2), 203–224. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41565/pdf_246
Citation 'abnt'
SCHEINVAR, E.; D’ALMEIDA, K. Educação infantil: direito, controle e práticas libertárias. Mnemosine, v. 8, n. 2, p. 203–224, 17 dez. 2012.
Ligação para este recurso