Memória individual e memória social/coletiva: considerações à luz da psicologia social
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Epelboim, Solange (Autor)
Título
Memória individual e memória social/coletiva: considerações à luz da psicologia social
Resumo
O artigo visa reunir comentários sobre a memória, de modo a contemplar discussões que se desenrolam nesta esfera. Embora diferentes caracterizações sejam indicadas em debates específicos, supõe-se que estes fatores contrastantes apenas reeditem antigas dicotomias. Deste modo, serão apresentadas a seguir considerações acerca da memória enquanto processo básico individual e, depois, enquanto processo de construção social. Esta distinção parece apontar para a necessidade de se retomar o debate sobre memória episódica e memória autobiográfica ou cotidiana. Acredita-se que, no que tange à Psicologia Social, a questão ora tratada também implique em que sejam estabelecidas diferenças entre as vertentes psicológica e sociológica. O artigo, ao apresentar uma postura mais inclusiva na reflexão sobre posições contrastantes, ao enfatizar encontros e diálofos entre diferentes propostas, defende que não há, necessariamente, apenas uma perspectiva correta, mas diferentes formas de se compreender um mesmo problema.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
7
Páginas
18-31
Data
01-10-2004
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Memória individual e memória social/coletiva
Data de acesso
22/09/2023 00:37
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Epelboim, S. (2004). Memória individual e memória social/coletiva: considerações à luz da psicologia social. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 7, 18–31. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6772/4345
Citation 'abnt'
EPELBOIM, S. Memória individual e memória social/coletiva: considerações à luz da psicologia social. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 7, p. 18–31, 10 jan. 2004.
Ligação para este recurso