“Todo mundo tem história?”: experiências de ex-internos em hospital psiquiátrico
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Miranda, Gláucia (Autor)
- Zambenedetti, Gustavo (Autor)
Título
“Todo mundo tem história?”: experiências de ex-internos em hospital psiquiátrico
Resumo
A Reforma Psiquiátrica busca progressivamente deslocar o foco do cuidado do hospital para as redes de cuidado territoriais. O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de pessoas em sofrimento psíquico grave no período de internação e pós-internação em um hospital psiquiátrico. Foi realizado estudo qualitativo, por meio do método de História de Vida Focal, com realização de entrevistas com cinco ex-internos do extinto Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha (HPFR). Utilizando-se a Análise do Conteúdo Temática foram levantadas três categorias: a forma de se relacionar com a loucura, a ambivalência das experiências e as nuances de uma possível ruptura de paradigmas. Tais categorias permitiram discutir a coexistência entre os paradigmas asilar e psicossocial no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, constituindo atravessamentos nos modos de compor itinerários de cuidado entre as pessoas com sofrimento psíquico. Afirma-se a necessidade de produção de modos de cuidado que respeitem o direito à cidadania, à palavra e à história das pessoas com sofrimento psíquico.
Título da publicação
Fractal: Revista de Psicologia
Volume
34
Páginas
1-9
Data
2022-09-16
Abreviatura do periódico
Fractal, Rev. Psicol.
Idioma
Português
ISSN
1984-0292
Título curto
“Todo mundo tem história?
Data de acesso
30/10/2024 22:04
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
Citation 'apa'
Miranda, G., & Zambenedetti, G. (2022). “Todo mundo tem história?”: experiências de ex-internos em hospital psiquiátrico. Fractal: Revista de Psicologia, 34, 1–9. https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/6065
Citation 'abnt'
MIRANDA, G.; ZAMBENEDETTI, G. “Todo mundo tem história?”: experiências de ex-internos em hospital psiquiátrico. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. 1–9, 16 set. 2022.
Ligação para este recurso