O atendimento à criança excepcional no instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949)
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Lourenço, Erika (Autor)
- Turci, Deolinda Armani (Autor)
- Miranda, Ciléia Saori Hamada de (Autor)
- Martins, Carolline de Souza (Autor)
Título
O atendimento à criança excepcional no instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949)
Resumo
O Instituto Pestalozzi foi fundado em Belo Horizonte, MG, em 1935, como uma escola para crianças com deficiência intelectual. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como era realizado o atendimento à criança excepcional nessa instituição durante a década de 1940. Utilizando como referencial a historiografia da psicologia, foram analisados 33 prontuários de crianças atendidas no Instituto no período em questão. Esses documentos revelaram que as crianças passavam por uma avaliação médica, psicológica e educacional. A avaliação psicológica incluía a aplicação de testes de inteligência e, geralmente, identificava um QI abaixo da média. Os prontuários indicam também as recomendações de tratamento que eram feitas aos pacientes, bem como sua evolução escolar. Observa-se que o Instituto Pestalozzi exerceu importante papel na educação da criança excepcional em um período histórico em que era comum seu alijamento do sistema público de ensino.
Título da publicação
Revista Psicologia e Saúde
Volume
9
Páginas
77-89
Data
2017-06-28
Idioma
Português
ISSN
2177-093X
Data de acesso
02/09/2024 19:45
Catálogo de biblioteca
pssaucdb.emnuvens.com.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Revista Psicologia e Saúde
Citation 'apa'
Lourenço, E., Turci, D. A., Miranda, C. S. H. de, & Martins, C. de S. (2017). O atendimento à criança excepcional no instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949). Revista Psicologia e Saúde, 9, 77–89. https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/521/pdf
Citation 'abnt'
LOURENÇO, E. et al. O atendimento à criança excepcional no instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949). Revista Psicologia e Saúde, v. 9, p. 77–89, 28 jun. 2017.
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