Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Jacó-Vilela, Ana Maria (Autor)
- Esch, Cristiane Ferreira (Autor)
- Coelho, Daniela Albrecht Marques (Autor)
- Rezende, Marcelo Santos (Autor)
Título
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
Resumo
O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
7
Páginas
138-150
Data
01-10-2004
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Os estudo médicos no Brasil no século XIX
Data de acesso
22/09/2023 00:38
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Jacó-Vilela, A. M., Esch, C. F., Coelho, D. A. M., & Rezende, M. S. (2004). Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 7, 138–150. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779/4352
Citation 'abnt'
JACÓ-VILELA, A. M. et al. Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 7, p. 138–150, 10 jan. 2004.
Ligação para este recurso