De pajem a professora de educação infantil: um estudo sobre a constituição identitária da profissional de creche
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Silva, Dilma Antunes (Autor)
- Antunes, Mitsuko Aparecida Makino (Contribuidor)
Título
De pajem a professora de educação infantil: um estudo sobre a constituição identitária da profissional de creche
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de constituição identitária de professoras de educação infantil que atuam em creche, especificamente aquelas que iniciaram seu trabalho nesse campo como pajens e auxiliares de desenvolvimento infantil e se justifica pelo fato de ainda ser um tema pouco explorado em pesquisas sobre a docência na Educação Infantil de zero a três anos. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado nas concepções da Psicologia Sócio-histórica; adotou-se como procedimento de coleta dos dados a entrevista não-diretiva, com foco na narrativa da história de vida. Fez-se necessário, ainda, além de um estudo bibliográfico, o levantamento dos estudos sobre identidade docente apresentados ao longo da última década no GT07 da ANPED, que concentra estudos sobre a Educação Infantil de zero a seis anos. Foram encontrados 256 trabalhos durante o decênio de 2004-2013, dos quais apenas três contemplam a temática abordada nesta pesquisa. Participaram desta pesquisa três professoras de educação infantil que atuam em creche da rede pública municipal de São Paulo; após a coleta e transcrição das entrevistas concedidas por elas, procedeu-se à análise temática do material. A análise dos resultados obtidos se baseou nos seguintes eixos: a origem humilde e as marcas da infância das educadoras de creche; trajetórias pessoais e de profissionalização e dimensão afetiva da prática pedagógica. Os resultados mostram que os percursos da vida pessoal e profissional e os percursos formativos são elementos constituintes das identidades profissionais das educadoras de creche. Observou-se nas falas das educadoras que o campo da formação inicial e contínua lhes possibilitou desenvolver o sentimento de pertença a um grupo de professores da educação básica. Entretanto, ainda permanece, no âmbito da escola, uma hierarquização, reforçada legalmente, entre os docentes dos diferentes níveis, na qual a professora da educação infantil, sobretudo aquela responsável pelas crianças de zero a três anos, é considerada menos educadora que as demais, reforçando a ideia da prevalência do cuidado em detrimento da educação e o não reconhecimento da indissociabilidade entre essas atividades, independentemente do segmento da educação.
Tipo
Dissertação (Mestrado em Educação)
Universidade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Lugar
São Paulo
Data
2015-03-12
Idioma
Português
Título curto
De pajem a professora de educação infantil
Data de acesso
17/08/2024 01:35
Catálogo de biblioteca
tede2.pucsp.br
Direitos
Acesso Aberto
Extra
Accepted: 2016-04-28T20:56:50Z
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citation 'apa'
Silva, D. A. (2015). De pajem a professora de educação infantil: um estudo sobre a constituição identitária da profissional de creche [Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16171/1/Dilma%20Antunes%20Silva.pdf
Citation 'abnt'
SILVA, D. A. De pajem a professora de educação infantil: um estudo sobre a constituição identitária da profissional de creche. Dissertação (Mestrado em Educação)—São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 12 mar. 2015.
Ligação para este recurso