A relação pessoa-comunidade na obra de Edith Stein
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Júnior, Achilles Gonçalves Coelho (Autor)
- Mahfoud, Miguel (Autor)
Título
A relação pessoa-comunidade na obra de Edith Stein
Resumo
Discutem-se as contribuições de Edith Stein para compreensão da relação pessoa-comunidade. Adotando o método fenomenológico, a estrutura da pessoa humana – nas suas dimensões corpórea, psíquica e espiritual – é explicitada de forma orgânica e interdependente por Stein, reconhecendo a relação propriamente comunitária como elemento essencial no processo de formação pessoal. Comunidade vem considerada não apenas como agrupamento humano, mas estruturalmente como um tipo de relação interpessoal, marcada pelo posicionamento da pessoa a partir do uso da razão e liberdade. A comunidade é considerada em analogia à pessoa humana, sendo essencial para sua definição e para a apreensão de seus aspectos originais, o reconhecimento e o posicionamento das pessoas. A relação pessoa-comunidade é essencialmente uma relação de interdependência constitutiva, onde os aspectos ativo e passivo da pessoa e da comunidade são necessários no processo de tornarem-se si mesmas, o que só pode acontecer a partir de uma abertura recíproca.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
11
Páginas
8-27
Data
01-10-2006
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:45
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Júnior, A. G. C., & Mahfoud, M. (2006). A relação pessoa-comunidade na obra de Edith Stein. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 11, 8–27. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6717/4290
Citation 'abnt'
JÚNIOR, A. G. C.; MAHFOUD, M. A relação pessoa-comunidade na obra de Edith Stein. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 11, p. 8–27, 10 jan. 2006.
Ligação para este recurso