A concepção de psicologia na obra inicial de William James
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Pacheco, Pablo Vinícius Martins (Autor)
- Araújo, Saulo de Freitas (Contribuidor)
Título
A concepção de psicologia na obra inicial de William James
Resumo
A concepção de psicologia de William James (1842-1910) ainda não foi tratada adequadamente tanto no contexto da historiografia da psicologia de uma maneira geral quanto na literatura especializada no autor. Tendo isso em mente, nosso objetivo no presente trabalho é esclarecer esse assunto, em particular no que diz respeito a uma aparente incongruência entre duas atitudes do autor, a primeira delas positivista, baseada no cerebralismo e que considerou temas psicológicos clássicos; e a segunda mais inclusiva, que defendia a adição de novos fenômenos na alçada da psicologia e aceitando implicações metafísicas dos fenômenos excepcionais. Argumentamos que essas duas atitudes fazem parte do desenvolvimento da psicologia jamesiana e refletem seus esforços tanto para consolidar essa nova ciência quanto para expandir seu escopo.
Tipo
Dissertação (Mestrado em Psicologia)
Universidade
Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora
Lugar
Juiz de Fora
Data
2017-03-20
# de páginas
72
Idioma
Português
Data de acesso
25/06/2024 21:28
Catálogo de biblioteca
repositorio.ufjf.br
Direitos
Acesso Aberto
Extra
Accepted: 2017-09-22T15:07:37Z
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Citation 'apa'
Pacheco, P. V. M. (2017). A concepção de psicologia na obra inicial de William James [Dissertação (Mestrado em Psicologia), Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora]. https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5790/1/pabloviniciusmartinspacheco.pdf
Citation 'abnt'
PACHECO, P. V. M. A concepção de psicologia na obra inicial de William James. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Juiz de Fora: Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 20 mar. 2017.
Ligação para este recurso