Formação em psicologia e saúde mental na atualidade: uma oficina de corpo e um caderno coletivo como dispositivos experimentais
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Pozzana, Laura (Autor)
- Kastrup, Virgínia (Autor)
Título
Formação em psicologia e saúde mental na atualidade: uma oficina de corpo e um caderno coletivo como dispositivos experimentais
Resumo
Frente aos problemas de saúde apresentados na universidade pública nos dias atuais, somos forçadas a repensar a formação dos alunos de psicologia. Visando propor uma formação mais baseada na experiência compartilhada do que na transmissão de informação, criamos dois dispositivos: uma oficina de experimentação corporal e estética e um caderno coletivo. Os dispositivos foram propostos numa disciplina eletiva sobre Arte e Psicologia oferecida no curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo neste texto é apresentar o processo de criação destes dispositivos, analisando e acompanhando alguns de seus efeitos. Para isso realizamos uma pesquisa-intervenção baseada no método da cartografia. Concluímos que a exposição do corpo e a escrita coletiva abriram espaço para a exposição da vulnerabilidade e do sofrimento dos estudantes. Acontecimentos e temas partilhados produziram participação e a experiência do cuidado no processo de formação, fazendo surgir novos modos de habitar a universidade.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
15
Edição
1
Páginas
89-114
Data
17-10-2019
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Formação em psicologia e saúde mental na atualidade
Data de acesso
30/05/2024 19:50
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Pozzana, L., & Kastrup, V. (2019). Formação em psicologia e saúde mental na atualidade: uma oficina de corpo e um caderno coletivo como dispositivos experimentais. Mnemosine, 15(1), 89–114. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45977/30919
Citation 'abnt'
POZZANA, L.; KASTRUP, V. Formação em psicologia e saúde mental na atualidade: uma oficina de corpo e um caderno coletivo como dispositivos experimentais. Mnemosine, v. 15, n. 1, p. 89–114, 17 out. 2019.
Ligação para este recurso