Intervivências: a (in) existência possível de pessoas intersexo – entre a regulação da medicina e a tutela do direito

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Intervivências: a (in) existência possível de pessoas intersexo – entre a regulação da medicina e a tutela do direito
Resumo
Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem – diz- se comumente. Das cartilhas de ciências às normas da medicina e do direito, o ciclo da vida parece ser algo pacificado. Mas nem todo mundo nasce, não são todas as pessoas que conseguem chegar a crescer e a realidade da reprodução não é válida para todos os corpos. Talvez a única verdade a respeito desse ciclo seja mesmo a morte. Mas se tal ciclo é o ciclo da vida e todos os seres correspondem a ele, quem se desvia desse caminho é o que? E, mais do que isso, quem criou essas verdades? De que modo quem não se enquadra nessas verdades decerto vive, embora de certo modo alheio aos padrões estabelecidos pelos saberes científicos e pela cultura?Intrigada por esses questionamentos, busco no presente trabalho investigar, por meio de uma análise bibliográfica e documental, como a medicina e o direito têm regulado vidas não conformes, mais especificamente no que tange à sexualidade tida como anômala, ou melhor, às vidas intersexo. Para tal investigação, uso análises críticas de Michel Foucault, Judith Butler e Paul B. Preciado, entre outres autores, para questionar instituições como sexo/gênero, natureza/cultura e normal/patológico, assim como o próprio direito e a medicina. O intuito é o de problematizar a possibilidade de viver, ainda que nas frestas, ainda que em intervivências.
Tipo
Dissertação (Mestrado em Políticas públicas e Formação Humana )
Universidade
Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lugar
Rio de Janeiro
Data
2023-05-19
# de páginas
171
Idioma
Português
Título curto
Intervivências
Data de acesso
06/07/2024 13:47
Catálogo de biblioteca
Citation 'apa'
Moreira, D. S. (2023). Intervivências: a (in) existência possível de pessoas intersexo – entre a regulação da medicina e a tutela do direito [Dissertação (Mestrado em Políticas públicas e Formação Humana ), Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/20195/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Deborah%20Souza%20Moreira%20-%202023%20-%20Completa.pdf
Citation 'abnt'
MOREIRA, D. S. Intervivências: a (in) existência possível de pessoas intersexo – entre a regulação da medicina e a tutela do direito. Dissertação (Mestrado em Políticas públicas e Formação Humana )—Rio de Janeiro: Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 19 maio 2023.