Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19: ressignificando tempos e espaços para a atuação institucional

Tipo de recurso
Título
Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19: ressignificando tempos e espaços para a atuação institucional
Resumo
A disseminação da Coronavirus Disease 2019 foi classificada como pandemia em março de 2020, desencadeando uma grave crise. São inúmeros os fenômenos advindos desse momento inédito na história recente, diante dos quais a Psicologia Escolar tem muito a contribuir como área de produção científica, pesquisa e intervenção. Este artigo teórico teve como objetivo apresentar reflexões críticas sobre ações, reações e prospecções da área na pandemia. Foram apresentados levantamentos da literatura nacional e internacional no período e contribuições teóricas e reflexivas para a atuação em Psicologia Escolar destacando temas como: inclusão escolar, atuação institucional e formação continuada. As conclusões evidenciaram que, embora a pandemia da Coronavirus Disease 2019 tenha criado desafios ao psicólogo escolar, houve inúmeras transformações e avanços, como o fortalecimento das pessoas que permaneceram, corajosamente, trabalhando, ensinando e aprendendo. Os temas discutidos forneceram indicadores potentes de resistência na perspectiva de uma cultura do sucesso escolar para além do período pandêmico.
Título da publicação
Estudos de Psicologia (Campinas)
Volume
39
Páginas
1-13
Data
2022-10-03
Abreviatura do periódico
Estud. psicol. (Campinas)
Idioma
Português
ISSN
0103-166X, 1982-0275
Título curto
Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19
Data de acesso
30/10/2024 22:04
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Citation 'apa'
Marinho-Araujo, C. M., Galvão, P., Nunes, L. de A. C. B., & Nunes, L. V. (2022). Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19: ressignificando tempos e espaços para a atuação institucional. Estudos de Psicologia (Campinas), 39, 1–13. https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e210079
Citation 'abnt'
MARINHO-ARAUJO, C. M. et al. Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19: ressignificando tempos e espaços para a atuação institucional. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 39, p. 1–13, 3 out. 2022.