Alteridade e expressão em Merleau-Ponty: rumo a um paradigma alternativo da subjetividade
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Vilar, Stella Crivelenti (Autor)
- Furlan, Reinaldo (Autor)
Título
Alteridade e expressão em Merleau-Ponty: rumo a um paradigma alternativo da subjetividade
Resumo
Merleau-Ponty analisa criticamente o conceito de alteridade, não problematizado pelas filosofias modernas, atrelando-o à sua teoria da expressão. Nesse sentido, acompanhou-se o percurso do autor sobre esses conceitos, nas obras de seu primeiro período, em particular na Fenomenologia da percepção, e de seu período de “transição”, durante seus cursos na Sorbonne e, em particular, na sua elaboração de A prosa do mundo. Destaca-se que a noção de alteridade em Merleau-Ponty faz oposição ao entendimento tradicional de que o “eu” é observador externo do “outro”: o homem, antes de ser sujeito singular, compartilha o mundo com o outro. A expressão, por sua vez, mais do que uma elaboração intelectual, é um sentido corporal que pode ser compartilhado, análogo ao estilo na arte. A experiência de alteridade é possibilitada por esse campo de significações, quando o eu é tomado por significações novas, que o “descentram” de sua postura usual. O filósofo aponta, assim, para uma concepção de subjetividade alternativa às tradicionais.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
30
Páginas
157-176
Data
01-04-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Alteridade e expressão em Merleau-Ponty
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Vilar, S. C., & Furlan, R. (2016). Alteridade e expressão em Merleau-Ponty: rumo a um paradigma alternativo da subjetividade. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 30, 157–176. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6495/4078
Citation 'abnt'
VILAR, S. C.; FURLAN, R. Alteridade e expressão em Merleau-Ponty: rumo a um paradigma alternativo da subjetividade. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 30, p. 157–176, 4 jan. 2016.
Ligação para este recurso