Ética e fenomenologia na formação em Psicologia
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Gomes, William Barbosa (Autor)
- Souza, Mariane L. (Autor)
Título
Ética e fenomenologia na formação em Psicologia
Resumo
Esta análise refere-se ao inciso 'a' do Art. 12 da Proposta de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia, enviadas ao Conselho Nacional de Educação pela Comissão de Especialista de Ensino em Psicologia do MEC/SESu, no mês de outubro de 1999.0 inciso requer que a formação desenvolva nos estudantes a capacidade para avaliar criticamente diferentes teorias e metodologias em psicologia. O presente estudo sugere como uma fenomenologia reflexiva, empírica e descritiva pode contribuir para o desenvolvimento de uma crítica epistemológica ética. Para tanto, recorre aos tropos de linguagem para elucidar estruturas representativas atribuídas a relações entre objetos e conceitos, em diferentes possibilidades contextuais. A análise apresentada ressalta que o exercício crítico deve ser movido por uma ética para a descoberta e não de uma ética para afirmativa dos próprios vieses.
Título da publicação
Temas em Psicologia
Volume
8
Edição
2
Páginas
183-193
Data
08/2000
Idioma
Português
ISSN
1413-389X
Data de acesso
10/09/2024 19:52
Catálogo de biblioteca
Extra
Publisher: Sociedade Brasileira de Psicologia
Citation 'apa'
Gomes, W. B., & Souza, M. L. (2000). Ética e fenomenologia na formação em Psicologia. Temas em Psicologia, 8(2), 183–193. https://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v8n2/v8n2a08.pdf
Citation 'abnt'
GOMES, W. B.; SOUZA, M. L. Ética e fenomenologia na formação em Psicologia. Temas em Psicologia, v. 8, n. 2, p. 183–193, 2000.
Ligação para este recurso