Articulações entre história e epistemologia da psicanálise: um estudo de caso

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
Articulações entre história e epistemologia da psicanálise: um estudo de caso
Resumo
Em “The Structure of Scientific Revolutions”, Thomas Kuhn sustenta que foi com o auxílio de uma historiografia inovadora que ele chegou à sua nova imagem da Ciência, abalando as concepções tradicionalmente aceitas. Isto traz à luz a questão das relações entre esses dois campos de conhecimento: a História da Ciência, de um lado, a Epistemologia e a Filosofia da Ciência, de outro, além das articulações, diferenças e contribuições possíveis entre elas. O presente artigo aborda o trabalho de um importante autor do campo psicanalítico (Jean Laplanche), que alia a pesquisa do desenvolvimento histórico da teorização psicanalítica à investigação epistemológica e teórica das conexões entre os diferentes conceitos e entre eles e as proposições teóricas psicanalíticas. Pretende-se utilizar o trabalho deste autor, como exemplo para se refletir sobre as possibilidades de contribuição entre estudos em História da Psicanálise e em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
12
Páginas
95-104
Data
12-04-2007
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Articulações entre História e Epistemologia da Psicanálise
Data de acesso
06/06/2024 22:45
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Filho, R. A. P. (2007). Articulações entre história e epistemologia da psicanálise: um estudo de caso. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 12, 95–104. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6713/4286
Citation 'abnt'
FILHO, R. A. P. Articulações entre história e epistemologia da psicanálise: um estudo de caso. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 12, p. 95–104, 4 dez. 2007.