Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí: um estudo historiográfico
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Carvalho, Leilanir de Sousa (Autor)
- Santos, Thayná Costa (Autor)
- Almeida, Maycon Campos de (Autor)
- Negreiros, Fauston (Autor)
Título
Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí: um estudo historiográfico
Resumo
A pesquisa apresenta a história da construção e consolidação do campo de estudo e atuação da Psicologia Escolar no Piauí. Utilizou-se abordagem qualitativa, historiográfica, com história oral. Foram definidas como participantes as/os pioneiras/os a contribuir para um determinado campo de atuação. Os seis depoentes foram escolhidos por terem: I) atuação na área; II) sido docentes; e/ou III) participado de órgãos/instituições da área. As análises foram construídas a partir de indicadores e núcleos de significados dos registros orais, a partir dos quais foram organizados em cinco eixos temáticos: a) Atuação em psicologia educacional e psicologia escolar; b) Primeiras incursões da Psicologia no campo da Educação do Piauí; c) Estrutura e recursos disponíveis para atuação profissional; d) Transformação no campo e protagonismo dos estagiários de psicologia escolar; e) Movimentos de descentralização da psicologia escolar no estado.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
40
Páginas
1-24
Data
2023-12-15
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí
Data de acesso
09/06/2024 17:30
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2023 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Carvalho, L. de S., Santos, T. C., Almeida, M. C. de, & Negreiros, F. (2023). Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí: um estudo historiográfico. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 40, 1–24. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.42601
Citation 'abnt'
CARVALHO, L. DE S. et al. Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí: um estudo historiográfico. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 40, p. 1–24, 15 dez. 2023.
Ligação para este recurso