O UNICEF, a educação infantil e as famílias pobres no Brasil

Tipo de recurso
Título
O UNICEF, a educação infantil e as famílias pobres no Brasil
Resumo
O artigo coloca em debate as práticas do UNICEF a respeito da educação infantil, no Brasil, interrogando como estas recomendam uma política compensatória, realizada pela própria comunidade, pelos jovens e pelas famílias que moram em bairros não centrais das cidades, com objetivos de coesão e assistência social. Geralmente, o UNICEF prescreve que sejam usados espaços vazios, como galpões de igrejas e de associações comunitárias, com mão de obra voluntária, pertencente ao local de funcionamento, recebendo algum subsídio privado por meio de fundações e institutos do terceiro setor. A noção de família carente, de privação cultural e afetiva, de carência alimentar e nutricional, de ausência de lazer e espaços de brincadeira, nesses bairros, bem como a baixa escolaridade dos pais e responsáveis são os motivos elencados pelo UNICEF para justificar uma política de educação infantil compensatória, no Brasil, ainda na atualidade.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
9
Edição
2
Páginas
80-99
Data
09-02-2013
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:41
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Lemos, F. C. S., Fonseca, J. D. L., & Dourado, N. F. C. (2013). O UNICEF, a educação infantil e as famílias pobres no Brasil. Mnemosine, 9(2), 80–99. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41528/pdf_275
Citation 'abnt'
LEMOS, F. C. S.; FONSECA, J. D. L.; DOURADO, N. F. C. O UNICEF, a educação infantil e as famílias pobres no Brasil. Mnemosine, v. 9, n. 2, p. 80–99, 2 set. 2013.