Família e escola: o contraponto em Helena Antipoff através da correspondência com o filho Daniel (1929-1938)
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Farnese, Sérgio Faleiro (Autor)
- Campos, Regina Helena de Freitas (Contribuidor)
Título
Família e escola: o contraponto em Helena Antipoff através da correspondência com o filho Daniel (1929-1938)
Resumo
Esta tese tem como objetivo apresentar a história da separação que a psicóloga e educadora Helena
Antipoff entreteve com seu filho único, Daniel, educando-o por meio de cartas semanais entre ela e ele, durante 9 anos, de1929 a 1938. O referencial teórico utilizado para trabalhar essa extensa
correspondência executa uma espécie de fenomenologia sugerida por Husserl, acrescida dos
cuidados que as críticas de Kant e de Marx postulam para a atividade teórica, levando também em consideração a literatura epistolar dos últimos séculos, como as recentes publicações das cartas
entre Claparède e Antipoff e das de Freud a seus filhos. Quanto ao método, depois de uma leitura
longitudinal das cerca de 700 cartas, ordenadas cronologicamente, selecionamos 58 de Helena
Antipoff, distribuídas em três quadros (da infância, da adolescência e da juventude de Daniel),
esquadrinhadas pelos temas tratados para, em seguida, apresentarmos algumas delas. Consideramos que os resultados obtidos oferecem aos estudiosos uma visão geral do conteúdo e da relevância desse acervo para o tratamento das relações de contraponto - a partir da escola - às limitações da família, porque nos remetem ao que de melhor oferecem a filosofia, a psicologia e a pedagogia de todos os tempos para conclusão da tarefa educativa. Sobre esse patamar, ergueu-se um tripé: a criação de uma escola nova, em Beauvallon, França, as cartas semanais e o escotismo, com o verniz da musicalidade. Os golpes de estado no Brasil(1930 e 1937) e a ascensão do nazismo na Europa, envolvem o conteúdo lírico e filosófico das cartas, tornadas testemunho vivo daqueles momentos históricos. Por sua vez, a então recente ação educativa de Antipoff, na Rússia dos primeiros anos da
revolução de 1917, revela-se por escrito numa tradução informal de suas dúvidas e convicções. Os
insistentes convites ao filho para se juntar a ela no atendimento à juventude encarcerada pelo
sistema prisional mineiro sinalizam, naqueles anos de separação, sua inclinação pelos caminhos
inclusivos da educação, a tônica de sua obra magistral. À guisa de conclusão, consideramos que
nosso esforço trouxe à luz - como um convite - uma opção apaixonada pela arte de viver e pela arte de educar, sugerida naquela separação voluntária entre mãe e filho por quase meio milhar de semanas, unidos pelo laço delicado e íntimo de uma mesma quantidade de cartas mar a mar.
Tipo
Tese (Doutorado em Educação)
Universidade
Universidade Federal de Minas Gerais
Lugar
Belo Horizonte
Data
2023-02-24
# de páginas
220
Idioma
Português
Título curto
Família e escola
Data de acesso
28/07/2024 17:56
Catálogo de biblioteca
repositorio.ufmg.br
Direitos
Acesso Aberto
Extra
Accepted: 2023-09-06T12:48:22Z
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Citation 'apa'
Farnese, S. F. (2023). Família e escola: o contraponto em Helena Antipoff através da correspondência com o filho Daniel (1929-1938) [Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais]. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58498/3/Família%20e%20escola%20o%20contraponto%20em%20Helena%20Antipoff%20através%20da%20correspondência%20com%20o%20%20filho%20Daniel%20%281929%201938%29.pdf
Citation 'abnt'
FARNESE, S. F. Família e escola: o contraponto em Helena Antipoff através da correspondência com o filho Daniel (1929-1938). Tese (Doutorado em Educação)—Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 24 fev. 2023.
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