A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos
Resumo
O artigo apresenta a introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil nas primeiras décadas do século XX, na obra de Arthur Ramos. Partindo de uma investigação histórica, foram destacados da obra de Arthur Ramos os trabalhos dedicados ao tema da análise de crianças. Identificou-se a ocorrência de duas fases distintas e complementares no que concerne as características de sua produção psicanalítica. Na primeira, o autor limita-se a introduzir os conceitos psicanalíticos no meio educacional, familiarizando os professores com esta forma de pensamento. Na segunda, é introduzida uma prática de assistência a crianças com problemas escolares que foi inspirada na teoria psicanalítica e desenvolvida em Clínicas de Orientação Infantil. Conclui-se que com base nas formulações psicanalíticas e no trabalho prático, Ramos introduziu inovações no entendimento das dificuldades escolares da criança.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
14
Páginas
37-51
Data
12-04-2008
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:46
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Abrão, J. L. F. (2008). A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 14, 37–51. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6691/4264
Citation 'abnt'
ABRÃO, J. L. F. A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 14, p. 37–51, 4 dez. 2008.