Espaço, tempo e causalidade: a crítica de Merleau-Ponty às ciências

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Espaço, tempo e causalidade: a crítica de Merleau-Ponty às ciências
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo delinear na obra de Merleau-Ponty um movimento crítico em relação às ciências modernas, principalmente à Psicologia, com inspiração nos questionamentos levantados por Husserl acerca do prejuízo relacionado à noção de mundo objetivo, compreendido a partir do paradigma euclidiano de espaço e tempo, que denota um processo de racionalização da natureza que atravessa a filosofia cartesiana e a ciência moderna. Segundo Merleau-Ponty, essa concepção objetiva da Natureza atravessa a ciência biológica e psicológica na dualidade entre causalidade mecanicista, na qual o organismo e comportamento são compreendidos como puros mecanismos, e causalidade finalista, na qual uma finalidade atua como um princípio de organização. Frente a essas posições, as primeiras obras de Merleau-Ponty buscam ultrapassar esse dualismo pela concepção de uma estrutura corporal em relação com o mundo como princípio de organização interior ao corpo próprio e deste com o mundo, apontando para uma vivência do espaço e do tempo mais primordial que aquela do mundo objetivo.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
33
Páginas
90-111
Data
2017-12-11
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Espaço, tempo e causalidade
Data de acesso
09/06/2024 17:25
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Oliveira, V. H. de, & Furlan, R. (2017). Espaço, tempo e causalidade: a crítica de Merleau-Ponty às ciências. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 33, 90–111. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6652/4226
Citation 'abnt'
OLIVEIRA, V. H. DE; FURLAN, R. Espaço, tempo e causalidade: a crítica de Merleau-Ponty às ciências. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 33, p. 90–111, 11 dez. 2017.