Representações acerca dos índios brasileiros em documentos jesuítas do século XVI
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Massimi, Marina (Autor)
Título
Representações acerca dos índios brasileiros em documentos jesuítas do século XVI
Resumo
O conhecimento do índio brasileiro, adquirido pelos missionários jesuítas através da convivência quotidiana, norteada pelo objetivo da evangelização, transmitido e difundido através da correspondência epistolar foi, sucessivamente, organizado em tratados e informes. Nesses documentos o conhecimento do outro, adquirido pela experiência direta, é filtrado pelo crivo da visão antropológica da teologia católica e da filosofia da época (especialmente, da visão elaborada pelos teólogos e pelos filósofos aristotélico-tomistas da Companhia de Coimbra e em Roma). As proposições acerca do índio brasileiro, inspiradas nestes referenciais teóricos, comparadas com os resultados concretos da ação evangelizadora, não definem um modelo unívoco. Com efeito, contradições, dúvidas, revisões estão presentes na representação que o pensamento jesuíta constrói acerca do índio e do mundo social deste. No presente trabalho, serão analisados os documentos mais importantes produzidos pelos religiosos, significativos para a descrição da 'realidade' do índio brasileiro, assim como esta aparece aos olhos dos europeus.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
5
Páginas
69-85
Data
01-10-2003
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
22/09/2023 00:35
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Massimi, M. (2003). Representações acerca dos índios brasileiros em documentos jesuítas do século XVI. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 5, 69–85. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6799/4371
Citation 'abnt'
MASSIMI, M. Representações acerca dos índios brasileiros em documentos jesuítas do século XVI. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 5, p. 69–85, 10 jan. 2003.
Ligação para este recurso