A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX: análise do percurso intelectual de Paulo Freire.
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Borgheti, Rodrigo (Autor)
- Massimi, Marina (Autor)
Título
A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX: análise do percurso intelectual de Paulo Freire.
Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa histórica que procurou estabelecer conexões entre a história da psicologia científica do século XX e da História da educação brasileira tendo como foco de análise o percurso intelectual do educador brasileiro Paulo Freire. Este educador recebeu influências de diversas matrizes filosóficas, reconhecendo os avanços trazidos pela Psicologia Científica, identificando também seus limites em fornecer elementos para uma formulação de concepção integral do homem e da vida. Após sua experiência de exílio, Freire encontrou no percurso investigativo da psicologia humanista de Erich Fromm o mesmo anseio na busca de entender qual possibilidade o homem contemporâneo teria de viver sua liberdade no contexto histórico complexo de sua época. Paulo Freire se apropriou da psicologia humanista de Erich Fromm, para interpretar, do ponto de vista pedagógico, a inexperiência democrática do povo brasileiro do contexto histórico em questão e buscar um caminho formativo de transformação.
Título da publicação
Diálogos Possíveis
Volume
12
Edição
1
Páginas
93-113
Data
2013
Idioma
Português
ISSN
2447-9047
Título curto
A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX
Data de acesso
30/07/2024 15:39
Catálogo de biblioteca
revista.grupofaveni.com.br
Direitos
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Borgheti, R., & Massimi, M. (2013). A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX: análise do percurso intelectual de Paulo Freire. Diálogos Possíveis, 12(1), 93–113. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/338/329
Citation 'abnt'
BORGHETI, R.; MASSIMI, M. A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX: análise do percurso intelectual de Paulo Freire. Diálogos Possíveis, v. 12, n. 1, p. 93–113, 2013.
Ligação para este recurso