Intervir, inventar... interventar: por encontros mais ventilados entre psicologias e juventudes

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
Intervir, inventar... interventar: por encontros mais ventilados entre psicologias e juventudes
Resumo
Em um programa de trabalho educativo que envolve jovens em medidas “socioeducativas” e medidas “de proteção”, alguns acontecimentos são tomados como analisadores dos modos como práticas psi e juventudes se têm co-engendrado. A cartografia como ética de pesquisar-intervir acompanha esses movimentos do que está surgindo e utilizamos cadernetas pessoais e diários coletivos como ferramentas metodológicas. Partimos da imanência das relações, do meio, e somos convocados a pensar as formações históricas que produziram sufocantes práticas hegemônicas que governam vidas juvenis no âmbito das medidas supracitadas. Numa ultrapassagem do que ajudamos a fazer de nós mesmos, experimentamos práticas psi que se arriscam à potência dos encontros, inventando aí intervenções ventiladas que habitam a multiplicidade da vida e a liberdade. Afirmamos exercícios de cuidado da/na relação como uma ética de intervenção com jovens: uma aposta política na insurgência de práticas psi e vidas mais libertárias.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
6
Edição
1
Páginas
71-87
Data
09-08-2010
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Intervir, Inventar... Interventar
Data de acesso
30/05/2024 19:38
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Souza, A. de M. P. de. (2010). Intervir, inventar... interventar: por encontros mais ventilados entre psicologias e juventudes. Mnemosine, 6(1), 71–87. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41516/pdf_175
Citation 'abnt'
SOUZA, A. DE M. P. DE. Intervir, inventar... interventar: por encontros mais ventilados entre psicologias e juventudes. Mnemosine, v. 6, n. 1, p. 71–87, 8 set. 2010.