A teoria de Helmholtz sobre a percepção espacial: psicofísica e filosofia transcendental
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Santos, Hernani Pereira dos (Autor)
- Verissimo, Danilo Saretta (Autor)
Título
A teoria de Helmholtz sobre a percepção espacial: psicofísica e filosofia transcendental
Resumo
Propõe-se a análise de aspectos da teoria de Hermann von Helmholtz sobre a percepção espacial a fim de destacar algumas tensões básicas que constituem o cenário de seu projeto científico. Sugere-se que a sua teoria da percepção encerra a problemática da coexistência de duas estratégias metodológicas distintas para a investigação da percepção espacial e para a elaboração de sua epistemologia empírica. Para solucionar a aparente dicotomia metodológica de dois tipos de estudos e avançar a sua própria teoria da percepção e a sua epistemologia, Helmholtz parece ter adotado a estratégia de naturalizar muitos dos problemas transcendentais provenientes da filosofia kantiana. Apresenta-se, então, em um primeiro momento, os fundamentos metodológicos das pesquisas psicofísicas de Helmholtz. Na sequência, são apresentados e discutidos alguns temas exemplares de seu método de análise e de sua teoria da percepção espacial. Por fim, são fornecidos alguns comentários sobre a sua epistemologia empirista.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
34
Páginas
14-32
Data
20-06-2018
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A teoria de Helmholtz sobre a percepção espacial
Data de acesso
09/06/2024 17:31
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2018 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Santos, H. P. dos, & Verissimo, D. S. (2018). A teoria de Helmholtz sobre a percepção espacial: psicofísica e filosofia transcendental. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 34, 14–32. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6857/4411
Citation 'abnt'
SANTOS, H. P. DOS; VERISSIMO, D. S. A teoria de Helmholtz sobre a percepção espacial: psicofísica e filosofia transcendental. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 34, p. 14–32, 20 jun. 2018.
Ligação para este recurso