O colapso moral do eu no ocaso da religião: uma [análise] crítica a partir da interpretação freudiana

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
O colapso moral do eu no ocaso da religião: uma [análise] crítica a partir da interpretação freudiana
Resumo
A profecia de Freud sobre o colapso da religião na sociedade tecnocientífica é analisada neste artigo. Considerando este problema, partindo do cenário da teoria social contemporânea, três perguntas são colocadas: (1) A profecia de Freud de que na sociedade tecnocientífica se elevaria o grau de segurança/controle da vida social foi validada? (2) A profecia de Freud sobre o “crepúsculo da religião” na sociedade tecnocientífica foi refutada? (3) Confirmou-se, conforme propôs Freud, que a relativização do poder coercitivo da religião repressora na sociedade tecnocientífica produziu um mundo social mais terapêutico para a vida humana? As respostas a estas perguntas mostraram-se reveladoras sobre as possibilidades hermenêuticas da psicanálise para o contexto da neomodernidade.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
33
Páginas
166-182
Data
2017-12-11
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
O colapso moral do eu no ocaso da religião
Data de acesso
09/06/2024 17:25
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Oliveira, C. I. de, Pires, A. C., & Vieira, T. M. (2017). O colapso moral do eu no ocaso da religião: uma [análise] crítica a partir da interpretação freudiana. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 33, 166–182. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6657/4231
Citation 'abnt'
OLIVEIRA, C. I. DE; PIRES, A. C.; VIEIRA, T. M. O colapso moral do eu no ocaso da religião: uma [análise] crítica a partir da interpretação freudiana. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 33, p. 166–182, 11 dez. 2017.