Estratégias adotadas por professores para a inclusão de alunos com deficiência

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
Estratégias adotadas por professores para a inclusão de alunos com deficiência
Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares tem sido constantemente tematizada em eventos internacionais e também na legislação brasileira desde a década de 1990. Para que essa inclusão se dê de forma satisfatória, é imprescindível a participação ativa e bem informada dos professores. Uma série de estudos desenvolvidos nos últimos anos coloca em evidência como os professores têm pensado e agido com relação à educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. Este artigo apresenta o relato de uma experiência na capacitação de professoras para a educação inclusiva e para a educação especial, enfocando as estratégias adotadas por essas profissionais para ensinar, nas classes regulares, alunos com deficiências.  Foram identificadas três grandes categorias nas quais essas estratégias podem ser localizadas: busca de informações em fontes diversas, como internet, livros e cursos; busca de apoio nos serviços de Atendimento Educacional Especializados, oferecidos pelas prefeituras municipais; e apresentação de um olhar diferenciado para o aluno com deficiência, na tentativa de entender suas potencialidades e limitações. Nesta última categoria, ressaltou-se como esse olhar está sujeito ao atravessamento dos laudos, que nomeiam a(s) causa(s) da(s) dificuldades apresentadas por esses alunos. Além dessas categorias, percebeu-se que as professoras estão constantemente avaliando sua própria atuação e enfatizam as dificuldades encontradas na educação dos alunos com deficiências, atribuindo-as, sobretudo, à falta de preparação para atuar na educação inclusiva e na educação especial.
Título da publicação
Plures Humanidades
Volume
18
Edição
1
Páginas
142-157
Data
2017-06-24
Idioma
Português
ISSN
2238-4979
Data de acesso
02/09/2024 19:44
Catálogo de biblioteca
seer.mouralacerda.edu.br
Direitos
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor. A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista. A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Lourenço, E. (2017). Estratégias adotadas por professores para a inclusão de alunos com deficiência. Plures Humanidades, 18(1), 142–157. http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/318
Citation 'abnt'
LOURENÇO, E. Estratégias adotadas por professores para a inclusão de alunos com deficiência. Plures Humanidades, v. 18, n. 1, p. 142–157, 24 jun. 2017.