Um conhecimento encarnado e o ensino da psicologia social
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Silva, Nancy Lamenza Sholl da (Autor)
 
Título
            Um conhecimento encarnado e o ensino da psicologia social
        Resumo
            Este artigo tem como objetivo trabalhar com a concepção de “conhecimento encarnado” defendida por Ignácio Martín-Baró, estabelecendo relações entre este conceito e o campo da Psicologia Social. Num primeiro momento, fazemos uma pequena contextualização dos efeitos de uma greve universitária que durou quatro meses, considerando que os principais efeitos que devemos debater são aqueles que estão relacionados às experimentações do espaço educacional, assim como às ressonâncias das narrativas externas ao mundo universitário. Em seguida, mesclamos experiências do cotidiano da universidade com narrativas de diferentes atores sociais sobre a greve e a própria formação, a fim de desenvolver uma teoria analítica das práticas educacionais em Psicologia Social a partir de um diálogo com Ignácio Martín-Baró. Destacamos as três perguntas apresentadas pelo autor para problematizar a história da Psicologia Social: o que nos mantém unidos numa ordem social? O que nos integra à ordem estabelecida? O que nos libera da desordem estabelecida? Entre os diferentes conceitos criados pelo autor, privilegiamos a ideia de conhecimento encarnado, realidade vivida, realidade estudada e ação ideológica.
        Título da publicação
            Psicologia: Ciência e Profissão
        Volume
            42
        Páginas
            1-11
        Data
            16-12-2022
        Abreviatura do periódico
            Psicol. cienc. prof.
        Idioma
            Português
        ISSN
            1414-9893, 1982-3703
        Data de acesso
            27/09/2023 13:43
        Catálogo de biblioteca
            SciELO
        Extra
            Publisher: Conselho Federal de Psicologia
        Citation apa
            Silva, N. L. S. da. (2022). Um conhecimento encarnado e o ensino da psicologia social. Psicologia: Ciência e Profissão, 42, 1–11. https://doi.org/10.1590/1982-3703003242969
Citation abnt
            SILVA, N. L. S. DA. Um conhecimento encarnado e o ensino da psicologia social. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. 1–11, 16 dez. 2022. 
Ligação para este recurso