O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Castelo Branco, Paulo Coelho (Autor)
- Barrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira (Autor)
Título
O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget
Resumo
Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
22
Páginas
40-51
Data
14-04-2012
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia
Data de acesso
23/09/2024 17:53
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Castelo Branco, P. C., & Barrocas, R. L. L. (2012). O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 22, 40–51. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6589/4165
Citation 'abnt'
CASTELO BRANCO, P. C.; BARROCAS, R. L. L. O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 22, p. 40–51, 14 abr. 2012.
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