Infância pobre no Brasil: a importância dos discursos psychologicos nas instituições para menores
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Oliveira, Leila de Andrade (Autor)
 
Título
            Infância pobre no Brasil: a importância dos discursos psychologicos nas instituições para menores
        Resumo
            O presente artigo pretende analisar o caminho percorrido pela infância brasileira, enquanto objeto desviante, no período compreendido entre a década de 20 e 1940, propondo uma reflexão no que tange às políticas de assistência pública. Para isso, promove-se uma contextualização com os discursos psicológicos relativos à infância, neste período, e que abordam a questão da alma ou moral, num primeiro momento e, posteriormente, os métodos psycho-experimentaes. E, com os momentos de transição social, política e científica, que possuem como pano de fundo questões nacionalistas relacionadas ao processo de normalização da sociedade, passam a dar enfoque à infância, como fonte primordial doprocesso de construção da nação Brasil.
        Título da publicação
            Mnemosine
        Páginas
            131-135
        Data
            29-07-2004
        Idioma
            Português
        ISSN
            1809-8894
        Título curto
            Infância pobre no Brasil
        Data de acesso
            01/09/2023 23:46
        Catálogo de biblioteca
            
        Direitos
            Direitos autorais 2019 Mnemosine
        Citation apa
            Oliveira, L. de A. (2004). Infância pobre no Brasil: a importância dos discursos psychologicos nas instituições para menores. Mnemosine, 131–135. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41345/pdf_15
Citation abnt
            OLIVEIRA, L. DE A. Infância pobre no Brasil: a importância dos discursos psychologicos nas instituições para menores. Mnemosine, p. 131–135, 29 jul. 2004. 
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