Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia

Tipo de recurso
Título
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia
Resumo
Na história da psicologia escolar, a compreensão dos processos de produção e acompanhamento da queixa escolar é essencial, pois revelam a forma como a educação é percebida e construída pelos diversos atores do cenário educacional. Nesta perspectiva, procura-se conhecer a queixa escolar na cidade de Porto Velho (RO), por meio dos prontuários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foram analisados 634 prontuários, entre os anos de 1993 e 2006. Os prontuários foram analisados pela categorização de Souza (1997), acrescentando uma categoria (causa apontada pelos familiares). Os resultados corroboram pesquisas nacionais de mesmo cunho, onde a queixa escolar sofre um processo de patologização, psicologização e medicalização, bem como recebe atendimento na clínica-escola onde não se consideram os diversos atores da produção do fracasso escolar, nomeando o aluno e seus familiares pelos problemas constitucionais e emocionais.
Título da publicação
Psicologia Escolar e Educacional
Volume
12
Páginas
423-429
Data
12-2008
Abreviatura do periódico
Psicol. Esc. Educ.
Idioma
Português
ISSN
2175-3539
Título curto
Desvendando a queixa escolar
Data de acesso
29/09/2023 11:56
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Citation 'apa'
Nakamura, M. S., Lima, V. A. A. de, Tada, I. N. C., & Junqueira, M. H. R. (2008). Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Psicologia Escolar e Educacional, 12, 423–429. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200013
Citation 'abnt'
NAKAMURA, M. S. et al. Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, p. 423–429, 2008.