A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Machado, Adriana Marcondes (Autor)
- Fonseca, Paula Fontana (Autor)
Título
A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o uso da escrita de cartas como intercessor em experiências de formação profissional. O trabalho desenvolvido no âmbito do Plantão Institucional – atendimento oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP a profissionais que atuam em diferentes instituições do campo da saúde, da educação e da assistência social –, que visa a agir no enfraquecimento e na estagnação dos quais os integrantes dos grupos se queixam com frequência, e a reflexão acerca da função da escrita como constitutiva de realidade junto a graduandos e pós-graduandos em Psicologia inspiraram o desenvolvimento de uma estratégia que faz uso da escrita endereçada. Entendemos que a escrita de cartas pode ser considerada uma forma de enfrentamento dos efeitos de assujeitamento e da sensação de impotência relatada pelos grupos. Com o intuito de discorrermos sobre a estratégia e seus efeitos, traremos excertos de cartas produzidas em uma oficina da qual participaram profissionais que atuam no campo da saúde pública e que estavam dispostos a se debruçar sobre impasses vividos no cotidiano institucional.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
15
Edição
1
Páginas
04-22
Data
17-10-2019
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:50
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Machado, A. M., & Fonseca, P. F. (2019). A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, 15(1), 04–22. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45970/30914
Citation 'abnt'
MACHADO, A. M.; FONSECA, P. F. A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, v. 15, n. 1, p. 04–22, 17 out. 2019.
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