Conceito de Pessoa em psicologia: a contribuição da fenomenologia de Edith Stein

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Conceito de Pessoa em psicologia: a contribuição da fenomenologia de Edith Stein
Resumo
Conduzido por uma perspectiva histórica, o trabalho apresenta a contribuição da fenomenologia para a reproposição do tema da pessoa na psicologia contemporânea, não mais como construto teórico e a priori e sim como resultado da análise das vivências humanas baseada no método fenomenológico. O percurso realizado inicia por uma introdução histórica acerca da constituição dos saberes sobre a pessoa na tradição cultural do Ocidente e da discussão sobre o tema nas Ciências do Espí­rito na Alemanha do século XIX. A seguir, é apresentada a propostas da fenomenologia de Husserl e as aplicações desse método ao estudo da pessoa, realizadas por Edith Stein. Conclui-se que o conceito de pessoa foi perdido na psicologia contemporânea, principalmente diante de perspectivas herdeiras do movimento do Estruturalismo filosófico. A fenomenologia, contudo, proporciona uma possibilidade de resgate do mesmo, não tanto como construto teórico e sim enquanto fenímeno.
Título da publicação
Revista Sul-Americana de Psicologia
Volume
6
Edição
2
Páginas
286-303
Data
2018-12-20
Idioma
Português
ISSN
2318-650X
Título curto
Conceito de Pessoa em psicologia
Data de acesso
29/07/2024 15:43
Catálogo de biblioteca
ediciones.ucsh.cl
Direitos
Derechos de autor 2018
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Massimi, M., & Cardoso, C. de R. D. (2018). Conceito de Pessoa em psicologia: a contribuição da fenomenologia de Edith Stein. Revista Sul-Americana de Psicologia, 6(2), 286–303. https://ediciones.ucsh.cl/index.php/RSAP/article/view/1844/1703
Citation 'abnt'
MASSIMI, M.; CARDOSO, C. DE R. D. Conceito de Pessoa em psicologia: a contribuição da fenomenologia de Edith Stein. Revista Sul-Americana de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 286–303, 20 dez. 2018.