Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet: educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Almeida, Marilene Oliveira (Autor)
- Veneroso, Maria do Carmo de Freitas (Autor)
- Campos, Regina Helena de Freitas (Autor)
Título
Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet: educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX
Resumo
O método de ensino do desenho para crianças da arte-educadora Louise Artus-Perrelet foi sistematizado no livro Le Dessin au Service de l’Éducation, traduzido e publicado no Brasil em 1930, quando a autora visitou o país para conferências. O trabalho de Artus-Perrelet é analisado como proposta de educação estética na formação de professores primários, relacionando-o aos princípios modernistas na arte e ao movimento da Escola Nova. Artus-Perrelet dialoga com processos pedagógicos e de criação de Paul Klee e Wassily Kandinsky, professores na Escola Bauhaus, e com a pedagogia ativa genebrina. Seu método foi apropriado no contexto brasileiro por meio de relatos da poeta Cecília Meireles publicados no Rio de Janeiro, e no trabalho de seu aluno Jean-Pierre Chabloz, artista plástico e educador.
Título da publicação
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG
Volume
10
Edição
20
Páginas
181-215
Data
29-11-2020
Abreviatura do periódico
Pós
Idioma
Português
ISSN
2238-2046, 1982-9507
Título curto
Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet
Data de acesso
28/08/2023 12:08
Catálogo de biblioteca
DOI.org (Crossref)
Citation 'apa'
Almeida, M. O., Veneroso, M. do C. de F., & Campos, R. H. de F. (2020). Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet: educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, 10(20), 181–215. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20508
Citation 'abnt'
ALMEIDA, M. O.; VENEROSO, M. DO C. DE F.; CAMPOS, R. H. DE F. Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet: educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 10, n. 20, p. 181–215, 29 nov. 2020.
Ligação para este recurso