Educação como prática transformadora em um projeto de extensão em saúde mental

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Título
Educação como prática transformadora em um projeto de extensão em saúde mental
Resumo
Este artigo apresenta narrativas de um trabalho realizado durante a formação em psicologia em duas Residências Terapêuticas no município de Cariacica, ES. As Residências Terapêuticas são um dispositivo da Reforma Psiquiátrica propostas com o objetivo de contribuir para o processo de desinstitucionalização da loucura. Discutem-se neste artigo as vicissitudes cotidianas enfrentadas no trabalho realizado, narram-se algumas experiências a partir das quais acompanhamos processos de produção de autonomia em gestação e apresentam-se alguns conceitos operativos da Análise Institucional que funcionam como ferramentas para orientar as análises dos acontecimentos que perpassam o cotidiano. A direção do trabalho é a de habitar a tênue linha do cuidado que não resvala em tutela e cerceamento dos processos de autonomia. Conclui-se que a saída dos usuários de saúde mental dos hospitais psiquiátricos para as Residências Terapêuticas não garante a produção de práticas de liberdade e cuidado, exigindo-se que haja constantes enfrentamentos das instituições produtoras de exclusão ainda incrustadas nas subjetividades contemporâneas.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
15
Edição
2
Páginas
177-194
Data
08-12-2019
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:50
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2020 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Cruz, C. B., Barros, M. E. B. de, & Rosa, N. F. (2019). Educação como prática transformadora em um projeto de extensão em saúde mental. Mnemosine, 15(2), 177–194. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/48323/32251
Citation 'abnt'
CRUZ, C. B.; BARROS, M. E. B. DE; ROSA, N. F. Educação como prática transformadora em um projeto de extensão em saúde mental. Mnemosine, v. 15, n. 2, p. 177–194, 12 ago. 2019.