Psicanálise e religião: pensando os estudos afro-brasileiros com Ernesto La Porta

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Psicanálise e religião: pensando os estudos afro-brasileiros com Ernesto La Porta
Resumo
O presente artigo analisa e discute a aplicação da psicanálise na pesquisa sobre as religiões afro-brasileiras, a partir do trabalho do psicanalista Ernesto La Porta, que parte do princípio de que a psicanálise possui um conhecimento aplicável ao estudo da religião e assim utiliza os conceitos psicanalíticos para descobrir significados simbólicos latentes nos rituais do candomblé e da umbanda. Suas teses configuram-se como traduções psicológicas do ritual, o que historicamente sempre gerou conflitos no campo dos estudos sociais, pois pode ser considerado um reducionismo, que dificulta a investigação psicológica da religião. O ponto central para um contraponto a este uso da psicanálise está na forma de conceber a interpretação. Numa perspectiva lacaniana e mais contemporânea, não se trata de um ato de atribuição de significados por parte do analista, mas sim de uma operação que facilita o desvendamento de sentidos implícitos aos acontecimentos do campo, nos termos dos próprios participantes.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
9
Páginas
42-56
Data
01-10-2005
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Psicanálise e religião
Data de acesso
06/06/2024 22:44
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Mantovani, A., & Bairrão, J. F. M. H. (2005). Psicanálise e religião: pensando os estudos afro-brasileiros com Ernesto La Porta. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 9, 42–56. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6745/4318
Citation 'abnt'
MANTOVANI, A.; BAIRRÃO, J. F. M. H. Psicanálise e religião: pensando os estudos afro-brasileiros com Ernesto La Porta. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 9, p. 42–56, 10 jan. 2005.