Arquivos escolares, cultura escolar e história da psicologia
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Pinto, Karina Pereira (Autor)
Título
Arquivos escolares, cultura escolar e história da psicologia
Resumo
A pesquisa em arquivos escolares, com suas dispersões documentais, faz do trabalho historiográfico uma inquietante aventura: documentos isolados ou incompletos, manuscritos ilegíveis, temas variados, fotografias, papéis timbrados, originais rasurados, séries interrompidas, muito mofo e muita poeira. Para a historiografia da psicologia as fontes advindas dos arquivos escolares possibilitam a leitura e releitura de suas histórias de uma maneira complexa, possibilitando, por vezes, o encontro de informações inestimáveis. Neste sentido, o diálogo entre a história da psicologia e a história da educação mostra-se bastante frutífero, especialmente pelas formulações teóricas efetuadas no campo da historiografia da educação que muito contribuem para pesquisas que caminham numa região de fronteiras entre história, psicologia e educação.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
6
Edição
1
Páginas
134-160
Data
09-08-2010
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:38
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Pinto, K. P. (2010). Arquivos escolares, cultura escolar e história da psicologia. Mnemosine, 6(1), 134–160. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41519
Citation 'abnt'
PINTO, K. P. Arquivos escolares, cultura escolar e história da psicologia. Mnemosine, v. 6, n. 1, p. 134–160, 8 set. 2010.
Ligação para este recurso