Psicologia na Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
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Título
Psicologia na Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
Resumo
Resumo A propósito da história mais recente da Psicologia no Brasil, considerando o período a partir da Constituição Federal de 1988, tomada aqui como acontecimento que favorece a emergência da Psicologia como uma área comprometida com a garantia dos Direitos Humanos, este artigo traz para conhecimento e análise fragmentos de memórias de egressos de instituições totais, como os antigos orfanatos, manicômios e preventórios, como parte de uma política de assistência ao chamado menor abandonado. É possível identificar nas lembranças em questão, com bastante clareza, o entendimento da criança como sendo objeto das ações dos adultos e das instituições, inclusive sendo submetida a práticas de abuso sexual e exploração no trabalho, e não como um sujeito de direitos cuja vida deve ser mantida, reconhecida e valorizada em todas as suas dimensões. Este texto também procura relembrar os vários movimentos de resistências que lutaram pela modificação desse tipo de situação, para que se possa enfrentar os problemas da atualidade, muitos decorrentes da pandemia vivida pela população.
Título da publicação
Psicologia: Ciência e Profissão
Volume
42
Páginas
e263580
Data
2022-08-01
Abreviatura do periódico
Psicol. cienc. prof.
Idioma
pt
ISSN
1414-9893, 1982-3703
Data de acesso
30/10/2024 22:05
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation 'apa'
Arantes, E. M. de M. (2022). Psicologia na Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 42, e263580. https://doi.org/10.1590/1982-3703003263580
Citation 'abnt'
ARANTES, E. M. DE M. Psicologia na Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e263580, 1 ago. 2022.
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