As vivências de emigrantes e de seus descendentes: análise fenomenológica das cartas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Fernandes, Márcio Luiz (Autor)
- Massimi, Marina (Contribuidor)
Título
As vivências de emigrantes e de seus descendentes: análise fenomenológica das cartas
Resumo
O êxodo das massas de agricultores provenientes da Itália, sobretudo do Vêneto, e instalados no final do século XIX no interior do Estado de São Paulo, e as diversas etapas de tal processo na formação da identidade ítalo-brasileira constitui o cenário de nossa pesquisa. Tal fenômeno exige indagar sobre o significado do “deixar a pátria” de origem e revisitar os lugares constitutivos da cultura camponesa dos imigrantes. Nosso objetivo é o estudo das cartas dos imigrantes vênetos e dos seus descendentes, visando colher os fragmentos de elos que perpassam as gerações e veiculam os valores de pertença cultural, no que se refere a determinado modo de vida familiar, ao processo de integração e de assimilação dos costumes brasileiros e à atual tentativa de resgate da identidade ítalo-brasileira. O método de análise utilizado é inspirado na fenomenologia de Edith Stein e busca apreender, a partir das estruturas de vivências pessoais e comunitárias, as experiências humanas de enraizamento/desenraizamento transmitidas pelos envolvidos na relação epistolar. O método fenomenológico possibilita reconhecer os pontos essenciais das narrativas em dois pólos importantes, seja na perspectiva interna das vivências dos sujeitos, bem como na dimensão inter-subjetiva. Analisamos, desse modo, as possíveis conexões entre duas distintas realidades: uma referente às correspondências trocadas entre os imigrantes vênetos do Brasil e Itália, e a outra referente às atuais correspondências, sobretudo dos habitantes da ex-colônia de Cascalho no município de Cordeirópolis-SP, que tem permitido aos descendentes a reconstrução da história familiar e constituído em estímulo para a preservação das raízes culturais e do valor das genealogias. Além das cartas, a pesquisa se baseia na leitura da bibliografia referente à imigração italiana no Brasil. Os resultados obtidos revelam a força comunicativa e evocativa do epistolário daquela comunidade de agricultores; mostram os aspectos dinâmicos dos relacionamentos e a busca das novas gerações pelas raízes; e as estruturas das vivências dos indivíduos e da comunidade.
Tipo
Tese (Doutorado em Psicologia)
Universidade
Universidade de São Paulo
Lugar
Ribeirão Preto
Data
2007
# de páginas
200
Idioma
Português
Citation 'apa'
Fernandes, M. L. (2007). As vivências de emigrantes e de seus descendentes: análise fenomenológica das cartas [Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade de São Paulo]. https://www.ffclrp.usp.br/imagens_defesas/31_05_2010__18_34_31__43.pdf
Citation 'abnt'
FERNANDES, M. L. As vivências de emigrantes e de seus descendentes: análise fenomenológica das cartas. Tese (Doutorado em Psicologia)—Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, 2007.
Ligação para este recurso