O evolucionismo na psicologia educacional: uma análise historiográfica
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Lima, Ana Laura Godinho (Autor)
Título
O evolucionismo na psicologia educacional: uma análise historiográfica
Resumo
Resumo Analisa-se o discurso sobre o desenvolvimento humano veiculado em manuais de psicologia educacional destinados à formação docente. Caracteriza-se nesses discursos a presença da “teoria da recapitulação”. Essa teoria, elaborada por Ernst Haeckel no campo da embriologia no final do século XIX, afirma que o indivíduo atravessa diversos estágios de desenvolvimento, que correspondem à forma adulta de seus antepassados na sequência evolutiva. Foi apropriada pela psicologia e serviu como modelo explicativo para diversos aspectos do desenvolvimento, desde as diferenças individuais e grupais na forma e no tamanho do cérebro até a evolução da linguagem e da moral. A análise recorre aos escritos de Michel Foucault acerca da análise do discurso e de Nikolas Rose a respeito da história da psicologia.
Título da publicação
História, Ciências, Saúde-Manguinhos
Volume
27
Páginas
819-836
Data
2020-10-23
Abreviatura do periódico
Hist. cienc. saude-Manguinhos
Idioma
pt
ISSN
0104-5970, 1678-4758
Título curto
O evolucionismo na psicologia educacional
Data de acesso
30/10/2024 22:07
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
Citation 'apa'
Lima, A. L. G. (2020). O evolucionismo na psicologia educacional: uma análise historiográfica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 27, 819–836. https://doi.org/10.1590/S0104-59702020000400007
Citation 'abnt'
LIMA, A. L. G. O evolucionismo na psicologia educacional: uma análise historiográfica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 27, p. 819–836, 23 out. 2020.
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