Saberes-fazeres feministas decoloniais na universidade: contribuições subjetivas, epistêmicas e políticas de intelectuais negras
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Castro, Ricardo Dias de (Autor)
- Mayorga, Claudia (Autor)
Título
Saberes-fazeres feministas decoloniais na universidade: contribuições subjetivas, epistêmicas e políticas de intelectuais negras
Resumo
Esta pesquisa intencionou compreender como, a partir dos relatos narrativos (auto)biográficos de três docentes negras do ensino superior público, implodem-se saberes e fazeres que decolonizam o conhecimento, a ciência e a sociedade no âmbito da UFMG. Tomou-se a experiência dessas sujeitas como analisadores das inúmeras contradições que se apresentam em uma universidade pública de histórico moderno/colonial. O que tem sido capaz de movimentar rupturas epistêmicas e políticas na reinvenção de um novo mundo que já se mostra possível apesar das armadilhas da colonialidade. Nessa direção, as estratégias de combate à colonização do ser, do saber e da sociedade são um processo constante de mobilizações e alterações dessas experiências. É, apenas e unicamente, por meio dessa ferida aberta, que essas intelectuais inventam outros horizontes na produção do conhecimento, da ciência e da própria sociedade em sua versão mais justa rumo à experiência-ciência feminista, antirracista e decolonial.
Título da publicação
Psicologia & Sociedade
Volume
35
Páginas
1-20
Data
2023-10-30
Abreviatura do periódico
Psicol. Soc.
Idioma
Português
ISSN
1807-0310
Título curto
SABERES-FAZERES FEMINISTAS DECOLONIAIS NA UNIVERSIDADE
Data de acesso
30/10/2024 00:44
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Social
Citation 'apa'
Castro, R. D. de, & Mayorga, C. (2023). Saberes-fazeres feministas decoloniais na universidade: contribuições subjetivas, epistêmicas e políticas de intelectuais negras. Psicologia & Sociedade, 35, 1–20. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2023v35e277140
Citation 'abnt'
CASTRO, R. D. DE; MAYORGA, C. Saberes-fazeres feministas decoloniais na universidade: contribuições subjetivas, epistêmicas e políticas de intelectuais negras. Psicologia & Sociedade, v. 35, p. 1–20, 30 out. 2023.
Ligação para este recurso