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  • O Boletim do Portal História da Psicologia 3, ou apenas Boletim do Portal 3, é uma coletânea que reúne verbetes publicados na Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia (WikiHP), traduções e uma resenha. Sumário - Universalismo e Indigenização na História da Psicologia Moderna (Kurt Danziger) - William James (Russel Goodman) - O Caso dos Irmãos Reimer (Júlia Lombardi Carneiro) - Experimento de Aprisionamento de Stanford (Mariana Souza Rodrigues, Izabella Simões da Cruz, Alice Nascimento Moraes Fernandes, Vitoria Amaral de Oliveira, Bruna Lenaz dos Santos, Evelyn de Carvalho) - Teste de Apercepção Temática (TAT) (Débora Pinheiro de Oliveira, Luísa Mello da Silva, Maria Formiga Menezes, Maria Luiza Marchezini Saliba, Mikaelle Vitória Sousa de Almeida, Rayca Rafaelly Pereira Siqueira Lobato) - John E. Douglas (Júlia Lombardi Carneiro) - CAPS Clarice Lispector (Stella Costa Angelo, ⁠Amanda Albernaz de Freitas, Maurício Coutinho Pereira, Raphaela Silveira de Oliveira, Lucas Vieira Coutinho, Lorenzo Miguel Donato de Oliveira Santos, Arthur Arruda Leal Ferreira) - Resenha do livro Locuras en Primera Persona, de Rafael Huertas (Arthur Arruda Leal Ferreira, Luana Oliveira Clemente, Amanda Albernaz de Freitas, Adjailton Ferreira de Albuquerque Junior, Elen Cougil da Cunha, Maísa Pachela Garcia, Maria Clara da Silva Quintan, Maurício Coutinho Pereira, Paulo Vitor Fernandes Costa de Lima, Raphaela Silveira de Oliveira, Victória Farias de Brito, Vitória Maria França de Paula)

  • Este livro busca auxiliar a posicionarmo-nos frente ao cenário desafiador ao ensino de História da Psicologia reunindo reflexões de docentes de diferentes universidades e múltiplos percursos de formação. Assim, os capítulos que compõem esta obra caracterizam-se pela riqueza das estratégias de escrita dos autores para relatarem suas experiências e pesquisas, bem como das metodologias e/ou recursos pedagógicos utilizados no ambiente de sala de aula, seja ela física ou virtual. As experiências e as pesquisas que compõem este livro não buscam focar, tomando de empréstimo a expressão utilizada por Miranda e colegas em um dos capítulos, nos “cases de sucesso”. Elas são o compartilhamento de trajetórias de dodiscência, enfatizando as relações de ensino-aprendizagem construídas entre professores e estudantes, de inquietações e reflexões geradas por/sobre essas trajetórias e pelo desejo de celebrar e valorizar a área da História da Psicologia na diversidade, profundidade e proficiência de suas produções.

  • A obra “Práticas de pesquisa em Psicologia: Experiências e pluralidade na graduação” reúne autores/as, entre docentes e discentes, disponíveis e engajados/as na produção acadêmica e desenvolvimento de pesquisas que contribuam com um debate multifacetado sobre as diversas questões que atravessam a Psicologia contemporânea. Os textos perpassam campos de conhecimento diferentes sem se afastar de um foco comum: a produção de conhecimento em Psicologia. O grupo envolvido com a presente escrita desenvolve temas a partir de bases teóricas distintas, problemas de pesquisa relevantes e resultados de impacto para o campo "psi", mas não somente, também amplifica a pluralidade do conjunto de docentes e discentes da Universidade do Estado de Minas Gerais. As discussões apresentadas auxiliam e privilegiam o espaço do pensar reflexivo e aspira a construção das psicologias, no amadurecimento de ideias que amplifiquem o olhar sobre os indivíduos, suas relações sociais e a complexidade de fatores que atravessam a vida contemporânea. Esperamos que as/os leitoras/es apreciem as pesquisas apresentadas, suas diversas abrangências de um saber psicológico plural e diariamente em construção. Que estes textos produzam interlocuções aos que aqui anseiam encontrar novos caminhos.

  • É inegável a importância e relevância da obra aqui apresentada. Entendemos como eminente a necessidade de Grupos importantes como os citados na obra (GEPEGE, GEADEC, GEPPEI), todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FFC/UNESP de Marília, local importante e de referência para a teoria piagetiana divulgar seus trabalhos para além das revistas científicas e o banco de teses e dissertações. Entendemos ser importante que esses lócus acadêmicos sejam transpostos colocando as pesquisas desenvolvidas nos mesmos em evidência, de forma clara e acessível aos estudantes, leitores e interessados na obra e teoria de Jean Piaget. Os resultados das pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nem sempre são acessíveis à maioria dos educadores por ter um formato mais acadêmico e rebuscado, além de ter uma densidade substancial de informações. Quando os pesquisadores conseguem transpor esses trabalhos e seus resultados para um capítulo de livro é inegável que as dimensões que este trabalho atinge em termos de público é muito maior. Além disso, o texto se encontra articulado e bem distribuído com relação às temáticas apresentadas. Na primeira parte estão as pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo, na segunda parte temos as pesquisas acerca do desenvolvimento moral. Esta divisão de temática é muito apropriada e colabora com demandas importantes para se ler e compreender Jean Piaget na atualidade. Ressaltamos ainda a inegável credibilidade dos autores que assinam os capítulos, mesmo aqueles que possuem os orientandos como autor, seus orientadores e pesquisadores coordenadores evidenciam um quadro de autores de peso considerando o escopo da proposta de livro apresentada. ELIANE PAGANINI DA SILVA Professora Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Apucarana Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/Unespar) Selo Editorial: Apoio: Programa PROEX/CAPES: Auxílio Nº 0039/2022 / Processo Nº 23038.001838/2022-11

  • O livro Prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) constitui um avanço pioneiro no âmbito da Saúde Mental, distinguindo-se como uma “obra viva”. Em contraste com publicações convencionais, esta obra está integrada a uma plataforma digital que receberá atualizações periódicas em suas referências bibliográficas. Tal metodologia assegura que profissionais, acadêmicos, estudantes e o público geral tenham acesso contínuo às informações e pesquisas mais atuais, potencializando a eficácia dos cuidados na saúde mental e fomentando intervenções mais efetivas e seguras.Organizada em três seções, a obra fornece uma exploração abrangente e detalhada da PPBE:Seção I: Aspectos conceituais e históricos da prática da Psicologia baseada em evidências no Brasil e no mundoSeção II: Fundamentos metodológicosSeção III: Evidências da eficácia, efetividade e segurança das abordagens psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos mentaisCom a contribuição de pesquisadores e professores renomados, tanto nacionais quanto internacionais, este livro apresenta uma visão integrada entre a experiência clínica, as evidências científicas rigorosas e as características e preferências dos pacientes, reiterando o compromisso com uma prática clínica ética e fundamentada em evidências científicas.

  • Negli ultimi decenni le ricerche sulle missioni, e in particolare sulle missioni gesuitiche, si sono moltiplicate non più solo in una prospettiva di taglio istituzionale ma anche guardando appunto alla storia globale, attraverso quelle fonti europee ma anche locali in grado di mettere in luce la storia di quegli insediamenti da una prospettiva extra-europea. Ciò ha consentito di mettere in evidenza luci e - soprattutto - ombre dell'evangelizzazione, connettendo il fenomeno a quello più generale della colonizzazione europea delle quattro parti del mondo, per utilizzare la definizione coniata da Francesco Ingoli, prefetto della Congregazione de Propaganda Fide ai tempi della sua fondazione (1622). Da un lato dunque ricerche che hanno messo al centro le strategie della Santa Sede romana messe in atto per rafforzare la dimensione universalistica del cristianesimo, dall'altra studi che hanno posto l'attenzione sulle conseguenze dell'evangelizzazione su popolazioni del tutto ignare dell'esistenza di una fede cristiana fino all'arrivo di Colombo nel Nuovo Mondo. L'impostazione scelta da questo volume curato da Marina Massimi è ancora diversa e, nel panorama attuale, originale: partire da un contesto territoriale molto ristretto, come è il caso di Fermo, comune piccolo ma dalla storia secolare, per ricostruire, potremmo dire dal basso, un capitolo della storia del fenomeno missionario che ebbe in Italia e in Europa un impatto massiccio sulla società del tempo. Il libro si presenta dunque al tempo stesso come una microstoria, attenta a ricostruire casi di studio e biografie concrete di chi quel fenomeno lo animò in prima persona, e come una storia globale per l'impatto che la scelta missionaria ebbe sulla vita di tanti gesuiti che partendo da un contesto italiano periferico si dovettero confrontare con periferie assai più rispondenti a tale definizione, divise dall'Europa da immensi oceani.

  • Negli ultimi decenni le ricerche sulle missioni, e in particolare sulle missioni gesuitiche, si sono moltiplicate non più solo in una prospettiva di taglio istituzionale ma anche guardando appunto alla storia globale, attraverso quelle fonti europee ma anche locali in grado di mettere in luce la storia di quegli insediamenti da una prospettiva extra-europea. Ciò ha consentito di mettere in evidenza luci e - soprattutto - ombre dell'evangelizzazione, connettendo il fenomeno a quello più generale della colonizzazione europea delle quattro parti del mondo, per utilizzare la definizione coniata da Francesco Ingoli, prefetto della Congregazione de Propaganda Fide ai tempi della sua fondazione (1622). Da un lato dunque ricerche che hanno messo al centro le strategie della Santa Sede romana messe in atto per rafforzare la dimensione universalistica del cristianesimo, dall'altra studi che hanno posto l'attenzione sulle conseguenze dell'evangelizzazione su popolazioni del tutto ignare dell'esistenza di una fede cristiana fino all'arrivo di Colombo nel Nuovo Mondo. L'impostazione scelta da questo volume curato da Marina Massimi è ancora diversa e, nel panorama attuale, originale: partire da un contesto territoriale molto ristretto, come è il caso di Fermo, comune piccolo ma dalla storia secolare, per ricostruire, potremmo dire dal basso, un capitolo della storia del fenomeno missionario che ebbe in Italia e in Europa un impatto massiccio sulla società del tempo. Il libro si presenta dunque al tempo stesso come una microstoria, attenta a ricostruire casi di studio e biografie concrete di chi quel fenomeno lo animò in prima persona, e come una storia globale per l'impatto che la scelta missionaria ebbe sulla vita di tanti gesuiti che partendo da un contesto italiano periferico si dovettero confrontare con periferie assai più rispondenti a tale definizione, divise dall'Europa da immensi oceani.

Última atualização da base de dados: 03/02/2025 13:43 (UTC)

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